Se vitimar não é se vulnerabilizar.

Se colocar vulnerável é bacana e necessário. É se acolher e as suas imperfeições, para assim compreender onde é possível fazer os movimentos de melhoria. Vulnerabilizar-se é pedir ajuda, é reconhecer o que não vai bem em si e no seu contexto. É corajoso, porque enfrenta o difícil, o defeito, o frágil. E isso é muito, mas muito legal.

Vitimar-se não. É arrogante. É proteger-se das suas próprias imperfeições, e mesmo as da vida, e colocar a culpa em alguém ou alguma coisa do que não acontece como se deseja ou idealiza. Até Deus leva a culpa nesse contexto. Ser vítima não pressupõe ação de mudança, alternativa ou auto salvamento. Ser vítima é ser agressor de si mesmo. É ser cúmplice da própria tragédia e assisti-la sem fazer nada.

Pois bem, a vida não é fácil, e isso é um fato. Os problemas mudam de pessoa para pessoa, de casa para casa, mas todos os tem e sofrem com eles. Outro dia o apresentador Gugu Liberato morreu, deixando mulher e filhos órfãos da sua presença e afeto. E sua riqueza não o protegeu de cair de uma altura razoável em um acidente doméstico e faltar para os que ama. Porque afinal, a dor, a morte, o fracasso e as dificuldades afetivas e emocionais das pessoas são democráticas, acontecem para todos. Dos mais abonados aos menos privilegiados.

E nisso tudo, cabem os divorciados… Assunto nosso aqui. O divórcio é um processo que não é fácil para ninguém. Para absolutamente ninguém. Os fins de histórias de amor, e que são também planos de vida, ocorrem de várias formas, e cada um acha a sua mais importante e mais dolorida, como forma de justificar o pesadelo no qual se está vivendo e a dificuldade de lidar com ele.

Tenho escutado eventualmente, por conta do projeto New Families, que a minha experiência de construção bonita foi mais fácil, ou exceção, incomum. E me senti no dever de colocar que ter essa posição sobre a história do outro é vitimar-se. Me coloca em uma posição de vantagem que eu nunca tive, como forma de justificar a sua falta de ação, de movimento, de saúde, de criação de alternativas, de reconstrução. E isso não é uma crítica a quem olha as minhas fotos e julga o meu caminho como mais fácil. Isso é um fato, um comportamento que pode ser olhado com carinho e mais calma.

Quem me conhece e a minha história sabe pelo que passei. Sabe o que perdi, o que a vida me exigiu, do que precisei abrir mão e o que me demandou transformação, abaixo de tempestades difíceis, relações hostis e solidão. Um caminho de renascer que foi tão profundo e tão doído, em tantas searas, que precisei dar vazão aos destroços e transformá-los em relatos, em escritas. E se hoje reconstruí, foi por ter me vulnerabilizado frente a batalha imposta pela minha escolha de recomeço, e não me vitimado. Foi por ter me permitido experimentar, buscar o melhor possível, além da família que eu tinha, que eu fiz, a várias mãos, uma nova. Foi com fé de que eu caminhava para algo com mais verdade e afeto, que contagiei os meus filhos neste caminho. E que me apaixonei e apaixonei.

E não há nada de fácil nessa jornada, nem de muita sorte. Ela é feita de escolhas, de enfrentamento, de pedidos de ajuda, de lido com a dor, mas de fé na ideia do bem. Que era o único caminho que eu tinha, já que viver mais ou menos não era a minha praia. E na busca da verdade, do amor intenso e do orgulho pela minha própria vida e escolhas, que me levassem de verdade em consideração, fui para a arena, e lutei com leões, principalmente os que viviam em mim. Que me assustavam, me fazendo me sentir menos merecedora ou lutando uma batalha perdida.

Sabem de uma coisa? Ouvi a vida inteira que eu tenho boa genética, e por isso eu sou magra, o que sinceramente, tira o mérito do meu trabalho árduo no cuidado com e minha alimentação e corpo. E digo isso, pois assim como teria tudo para ser gorda, teria tudo para dizer que outros têm uma vida mais feliz ou mais fácil que a minha. Só que preferi ser vulnerável e ter fé em mim e nas minhas possibilidades.

Para 2020, te desejo a coragem de ser vulnerável. De ter fé no bem, no recomeço. Nas pessoas. De reconhecer que o caminho feito pelos outros é legítimo, de trabalho, e possível. E que a felicidade é acessível a todos, sem exceção. Basta querer, ser generoso consigo e com o outro, ser humano e vulnerável.

Pois todos precisamos de conexões, companhias e de ajuda…

Felicidades em 2020… Ela está aí, disponível a quem a quiser:)

Comentários

  • Carolina Job 6 de janeiro de 2020

    Cada um sabe a “dor e a delícia de ser o que é”…
    Já escutei que tive “sorte profissionalmente” (não, não, não, paguei a faculdade sozinha, junto com a água, luz e comida na casa dos meus pais (e não estou reclamando de nada e nem dizendo que foi muuuito difícil, tenho noção que existe vidas muuuuito mais difííííceis) levei 9 anos para me formar, levanto cedo, trabalho, estudo, me atualizo, estudo mais um pouco, me especializo, e nem tô falando que tudo tem que ser um sacrifício (estou, inclusive, trabalhando está quebra de paradigma, tudo pode vir à mim com abundância) mas também não foi sorte, foi trabaaaalho, foi colher, para plantar.

    Tenho doença celíaca (alergia ao glúten), diagnostiquei com 2 anos de idade (muito antes de ser a dieta da moda), faço a dieta que é o único tratamento há 38 anos e escuto…por isso tu é sempre magrinha, desmerecendo meu cuidado restante com alimentação e corpo….

    Assim como estes dias escutei uma conhecida/que cheguei pensar que poderia ser uma amiga… “te coloca no meu lugar namorei um crápula, só que eu também, após divórcio, namorei um crápula…agora vamos competir quem namorou o pior….oi????…seres humanos…pessoas…relações…Senhor…temos muito que aprender, os outros que façam seus julgamentos, mas eu me obrigo a ser uma pessoa melhor todos os dias!!!!

    Quem lê teus textos e não “sente a tua dor, a culpa que tu carrega por escolher ser feliz e o quanto escrever te salva” (como tu mesma diz, não exatamente com essas palavras), não conhece nada de dores da alma, de se colocar no lugar do outro e por isso diz “que tua experiência foi bonita ou mais fácil, que a dos outros”…
    Eu qd leio teus textos me sinto traduzida, abraçada, sinto que são escritos por alguém que quer diminuir a dor dos outros, mostrando pelo que já passou, se abrindo por inteiro para ajudar, ajuda que não recebeu ou que recebeu de onde menos esperava…poderia passar o dia escrevendo!!!

    Que a gente não compare nada e ninguém, vibre pela felicidade alheia e que deseje, do funfo do coração, que ninguém precise passar por sofrimento nenhum para se tornar um ser humano melhor!

    bjão

    • Juliana Silveira 6 de janeiro de 2020

      Querida… que jeito lindo de falar deste diário aberto que chamo de New Families. Obrigada mil vezes pelo teu carinho e acolhida. Escrevo porque quem já sentiu o que eu sinto, e já passou pelo que eu passei e passo na construção diária dessa nova vida, que é tão mais consciente dos abismos humanos após um divórcio, sabe o que quero dizer. Conhece o esforço que fazemos neste caminho. Reconhece as vitórias. Enfim, se reconhece. E é para essas pessoas que escrevo, além de mim. Que gratidão por saber que te toco desta forma, que me vês. Tenhas certeza que é nestes momentos, realmente empáticos, que nos sentimos acompanhados na vida, junto a alma:)
      Beijos minha querida! És um lindo ser humano!

  • Carolina Job 8 de janeiro de 2020

    Eu que tenho que te agradecer por este projeto lindo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



NEW FAMILIES